domingo, 3 de maio de 2009

dietas e orientações

Dieta para diabéticos
Uma alimentação adequada é importante para manter o diabetes sobre controle. Para a redução dos sintomas do diabetes é necessário uma dieta alimentar.
Frutas frescas e vegetais, principalmente os ricos em fibras ganham destaque. Sugere-se comer 100gr de fibras por dia para ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue, baixar o colesterol e prevenir a aterosclerose.
A dieta, também ajuda na redução do peso - particularmente desejável para o diabetes tipo 2 - e as gorduras além de contribuírem para o ganho de peso, ainda prejudicam a atividade da insulina.
Como deve ser a dieta ideal?
Cebola, alho, feijão, lentilha, peixe, brócolis e outros alimentos ricos em fibras. Uma pesquisa utilizou frutas ricas em pectina (substância encontrada nas frutas boas para fazer geléia), como a maçã, que se mostrou tão saudável quanto certos condimentos, como alho, cebola e pimenta vermelha. Esses condimentos melhoram a circulação mais lenta, que a maioria dos diabéticos possui.
É muito importante se evitar certos alimentos, como a carne de vaca, de porco, os embutidos e, em geral, alimentos preparados com excessiva quantidade de manteiga, óleo ou creme.
Suplementos
Vitaminas e minerais são especialmente importantes para os diabéticos que possuem deficiência de alguns nutrientes. Abaixo citamos alguns deles:
Ácidos graxos essenciais - melhora a sensibilidade da insulina, são vitais para a coagulação do sangue e para o sistema nervoso, além de manter o corpo saudável.
Complexo-B - ajuda o corpo a processar o açúcar e evitar problemas associados à doenças do sistema nervoso.
Cromo - ajuda a baixar o nível de açúcar do sangue (um mineral deficiente nos diabéticos).
Taurina e carnitina - aminoácidos para o coração (que precisa de proteção extra).
Vitamina C - fortalece a parede dos vasos sangüíneos (diabéticos possuem paredes debilitadas), aumentando a circulação nas extremidades, além de prevenir doenças nos olhos, incluindo cataratas e glaucoma.
Além do controle nutricional, é fundamental um programa de atividades físicas para toda pessoa diabética, obtendo assim uma melhor qualidade de vida.
É importante consultar o médico ou um nutricionista, que lhe indicará um regime alimentar adequado às suas características pessoais.
Editora responsável: Dra. Elisabete Almeida - drabetty@lincx.com.br