domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cláudio Puty: Quem deve, teme...

Cláudio Puty: Quem deve, teme...: "Na linha de ataque sistemático e infundado à minha pessoa, o jornal Diário do Pará de hoje abre como manchete de capa: Influência de poder/ ..."

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FETAGRI: UM PLANO DE LUTAS PARA ENFRENTAR A POBREZA

Fetagri reúne lideranças para discutir enfrentamento da pobreza
Durante a reunião, o deputado Valdir Ganzer destacou o importante papel do Governo Federal na regularização fundiária

Partindo da decisão de priorizar o enfrentamento à pobreza que a presidente Dilma Roussef anunciou em sua posse, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRI – PA) reuniu suas principais lideranças estaduais em Belém, a fim de definir metas para alcançar esse e outros objetivos.

A firme interferência do INCRA como indutor de fixação do homem na terra, o aumento da produção agrícola, o desenvolvimento de novas tecnologias a disposição do homem do campo, a melhoria da infraestrutura em rodovias, vicinais, casas de moradia, os cuidados com o meio ambiente na recuperação das matas ciliares e limpeza de furos e igarapés foram algumas das medidas sugeridas para alcançar essas metas.

Segundo Euci Ana Costa, vice presidente da FETAGRI, há um entendimento nos debates que muitos trabalhadores rurais, nesses 30 anos de colonização da Amazônia, elevaram suas condições a produtores rurais e que o campo vem se industrializando muito rapidamente denotando uma nova realidade.

Durante a reunião, o deputado estadual Valdir Ganzer, que é produtor rural e convidado do evento, destacou o importante papel do Governo Federal na regularização fundiária que vem fixando o homem ao campo.

O deputado destacou também o programa Luz para Todos que já beneficiou cerca de 80% da zona rural, a diminuição das desigualdades com o aumento da renda do trabalhador brasileiro e a preocupação com os grandes projetos e seu impacto no meio ambiente como a implantação de hidrelétricas e a produção de biocombustível além do crescimento da agricultura familiar que tem aumentado consideravelmente a produção de alimentos em nosso país.

Os deputados Carlos Bordalo, Milton Zimermann e Zé Maria, da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), também debateram com aos membros da FETAGRI, colocando a realidade das diversas regiões do Estado.

Todas essas questões serão bastante debatidas nos próximos encontros da FETAGRI a fim de subsidiar o fórum “Grito da Terra” que se realizará em Brasília no mês de maio reunindo milhares de agricultores de todo o Brasil.

Nesse fórum, os representantes do norte e nordeste, irão levantar os maiores problemas ligados à terra, como questões ecológicas, problemas fundiários, trabalho escravo, baixa produtividade, parcos recursos tecnológicos, como forma de respeitar as desigualdades e diminuir as diferenças.

No segundo semestre, anuncia Carmem Foro, coordenadora da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), será realizado em Brasília a Marcha das Margaridas, evento que vai reunir cerca de 100 mil mulheres com o intuito de debater políticas voltadas para a firmação da mulher nos cenários do campo e da cidade.
Por Assessoria Deputado Valdir Ganzer em 25/02/2011

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

INVERNO FORTE, GOVERNO SOLIDÁRIO

INVERNO FORTE, GOVERNO SOLIDÁRIO
As chuvas deste inverno têm causado muitos estragos na Cidade e no interior do município, ramais danificados, tubos descobertos, pontes quebrando, ruas com valas e buracos. Mas o Governo Solidário não sossega, as máquinas estão recuperando o ramal do São João do Caeté, a equipe da Secretaria de obras está concluindo as obras da Orla do Caeté e a partir da próxima semana inicia a nova coleta do lixo no município.
A equipe do Prefeito Louro vem reunindo e está sistematizando o planejamento 2011, com todas as prioridades e estratégias para continuar colocando Santa Luzia no rumo certo. Adianto a todos e todas que, no início de março até dezembro, vamos executar obras e serviços que elevem a auto-estima de nosso povo e promovam qualidade de vida a todos e todas.
Nossa equipe de Secretários está catalogando todos os problemas, comunidade a comunidade, e a partir de reuniões com o povo, estaremos definindo uma hierarquia de obras e serviços, na educação, na saúde, na assistência social, na agricultura, no meio ambiente, através da operação inverno para não deixar interromper o tráfego das comunidades, acelerar a conclusão da Escola do Broca, a reforma de mais de 17 outras escolas, com centros de inclusão digital, pintura e reforma nos postos de saúde, iluminação elétrica e reiniciar as obras para conclusão da quadra de esportes e do campo de futebol. Estamos concluindo a construção do Matadouro Municipal.
Convidamos toda a nossa gente, os empresários, as lideranças políticas e comunitárias, nossa juventude a participar da inauguração da ORLA DO CAETÉ,o Prefeito Louro e o Governo Solidário vão entregar ao povo no próximo dia 05 de março a partir das 18 h esta grande obra que embeleza e promove o turismo em nosso município. A programação vai ser com Carnaval: após a solenidade da entrega da obra, uma grande festa com o primeiro grito do CARNAVAL LUZIENSE de 2011, no domingo dia 06 continua a festa na orla do Caeté até o final da tarde;
E nos dia 06 e 07 de março é o Carnaval Luziense com festa na Cidade. Vamos organizar nossos amigos e amigas e comemorar a festa em bossa Cidade.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cláudio Puty: Banpará e privatização

Cláudio Puty: Banpará e privatização: "Embora a posse formal seja dia 23 deste mês, começa hoje a trabalhar a nova diretoria do Banpará e torço para que faça um bom trabalho pelo ..."

Cláudio Puty: CPI do Trabalho Escravo

Cláudio Puty: CPI do Trabalho Escravo: "Continuo coletando assinaturas para a instalação da CPI do Trabalho Escravo. A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) tem como finalidade ..."

Cláudio Puty: Apoio aos agentes comunitários de saúde/combate en...

Cláudio Puty: Apoio aos agentes comunitários de saúde/combate en...: "A reestruturação da carreira dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias será uma meta prioritária no nosso mandato. Afinal..."

sábado, 19 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Blog da Joelma Leite: A nova dialética da vida política

Blog da Joelma Leite: A nova dialética da vida política: "A revista Teoria e Debate, edição número 90, traz o artigo  ' A nova dialética da vida política' do professor Juarez guimarã..."

Blog da Joelma Leite: Vice-presidenta do Senado, Marta Suplicy afirma: "...

Blog da Joelma Leite: Vice-presidenta do Senado, Marta Suplicy afirma: "...: "Clique na imagem para assistir a reportagem."

A VERDADE VAI APARECER

A Santa Casa e uma ética politica.
Foi publicada uma nota do governo do estado, sobre a conclusão da Santa Casa até o fim deste ano. Pela nota ficamos sabendo dos recursos que foram aplicados, que a obra é exemplar dentro da saúde. Seria muito importante, para o registro da história e para ética politica ,que fosse sempre lembrado os inícios das obras, seu planejamento, sua execução e conclusão feita em dois governos. Em 2007 o Hangar foi entregue faltando conclusão de detalhes, que custaram ainda 20 milhões de reais.

Na sua inauguração a placa inaugural registra a obra iniciada e quase concluído no governo Jatene.

Marcos Dantas: “A mídia reage como fera acuada” | Fundação Perseu Abramo - FPA

Marcos Dantas: “A mídia reage como fera acuada” | Fundação Perseu Abramo - FPA

Celso Amorim: “É preciso respeitar a decisão do povo de cada país” | Fundação Perseu Abramo - FPA

Celso Amorim: “É preciso respeitar a decisão do povo de cada país” | Fundação Perseu Abramo - FPA

Resolução do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores | Fundação Perseu Abramo - FPA

Resolução do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores | Fundação Perseu Abramo - FPA

PT 31 anos: "É preciso, vamos!" | Fundação Perseu Abramo - FPA

PT 31 anos: "É preciso, vamos!" | Fundação Perseu Abramo - FPA

DILMA E LULA

Dilma e Lula


Publicado no jornal A Tarde, edição de 14/02/2011

Antes que fossem concluídos os 30 dias do governo Dilma, estabeleceu-se, em alguns órgãos da mídia hegemônica, um curioso debate em torno da personalidade da presidenta, descoberta agora como uma mulher decidida, capaz, com um estilo próprio, e simultaneamente, o discurso de que ela rompia com o estilo Lula, e que isso seria muito positivo. Deixava sempre trair o profundo preconceito contra Lula, pela comparação entre uma presidenta letrada (que cumprimenta em inglês a secretária Hillary Clinton...) e o outro, com seu português, essa língua desprezível. Não se sabe se seriam esquizofrenias da mídia hegemônica, ou táticas confluentes destinadas a diminuir o extraordinário legado do presidente-operário e a camuflar a continuidade de um mesmo projeto político.

Não custa tentar avaliar essa operação. Durante a campanha, a mídia seguiu a orientação de que Dilma era uma teleguiada, incapaz de pensar por conta própria. No governo, como era inexperiente, seria manipulada por Lula. Bem, ocorre que foi eleita. O que fazer diante da esfinge? Nos primeiros momentos, cobra que ela fale o tanto que Lula falava. Dilma, que tem estilo próprio, ao contrário do que a mídia dizia, seguia adiante, sem subordinar-se às cobranças. Toca o governo com toda firmeza, que é o que importa. Não se rende às expectativas midiáticas, sinal de uma personalidade forte, muito distante da figura de fácil manipulação que se tentou esculpir antes.

As coisas estão no mundo, minha nega, só é preciso entendê-las, é Paulinho da Viola. A mídia não raramente passa batida diante das coisas que estão no mundo. Ou tenta dar a interpretação que lhe interessa sobre a realidade já que de há muito se superou a idéia de um jornalismo objetivo e imparcial por parte de nossa mídia hegemônica. Todo o esforço para separar Lula e Dilma é inútil. Parece óbvio isso. Mas, não para a mídia. Ela prossegue em sua luta para isso. Lula e Dilma, e lá vamos nós com obviedades novamente, são diferentes. Personalidades diversas. E os estilos de um e de outro naturalmente não são os mesmos. O que não se pode ignorar é que Dilma dá continuidade ao projeto político transformador iniciado com a posse de Lula em 2003. Essa é a questão essencial.

Dilma seguirá com as políticas destinadas a superar a miséria no Brasil, tal e qual o fez Lula nos seus oito anos de mandato, coisa que até os adversários reconhecem, e o fazem porque as evidências são impressionantes. Mexeu-se para melhor na vida de mais de 60 milhões de pessoas, aquelas que saíram da miséria absoluta e as que ascenderam à classe média. Agora, a presidenta pretende aprofundar esse caminho, ao situar como principal objetivo de seu mandato combater a miséria absoluta que ainda afeta tantas pessoas no Brasil. Essa é a principal marca de esquerda desse projeto: o de perseguir a idéia de que é possível construir, pela ação do Estado, um país mais justo, que seja capaz de estabelecer patamares dignos de existência para a maioria da população. O desenvolvimento tem como centro a distribuição de renda, e o crescimento econômico deve estar a serviço disso. Aqui se encontram Dilma e Lula. O resto é procurar pêlo em ovo.

A terrorista cantada em prosa e verso pela mídia durante a campanha virou agora a heroína dos direitos humanos, e nós saudamos a chegada da mídia na defesa dos direitos humanos quando se trata de outros países. Que maravilha, do ponto de vista de pessoas que amargaram tortura e prisão no Brasil, ver a presidenta recebendo as Mães da Praça de Maio e se emocionando com elas. E condenando qualquer tipo de violação dos direitos humanos no mundo.

No caso da mídia, seria muito positivo que ela também apoiasse a instalação da Comissão da Verdade para apurar a impressionante violação dos direitos humanos no Brasil durante a ditadura militar. Foi Lula que encaminhou o projeto da Comissão da Verdade, apoiando proposta do então ministro Paulo Vannuchi. As últimas eleições consagraram o projeto político desse novo Brasil que começou em 2003. Dilma está sabendo honrar a confiança que foi depositada nela, uma digna sucessora de Lula.

Emiliano José é jornalista, escritor, deputado federal (PT/BA).

Blog da Franssinete Florenzano: Memória social

Blog da Franssinete Florenzano: Memória social: "Foto e Fotomontagem: Ivete Nascimento/Agência Museu Emílio Goeldi Dois pesquisadores do Museu Emílio Goeldi, integrantes do Grupo de Trabal..."

Blog da Franssinete Florenzano: Semagate

Blog da Franssinete Florenzano: Semagate: "“Quem fizer uma leitura atenta do Diário do Pará de hoje sobre o caso Sema procurará e não achará nada que evidencie minha intermediação na..."

Blog da Franssinete Florenzano: Factoide

Blog da Franssinete Florenzano: Factoide: "Foto: Flavya Mutran Quando o novo governo assumiu, foi um deus-nos-acuda. Disseram que o Mangueirão perigava ruir, os pilares estavam danif..."

Cláudio Puty: Puty defende política permanente de valorização do...

Cláudio Puty: Puty defende política permanente de valorização do...: "Na tarde desta terça-feira (15), Cláudio Puty defendeu, no plenário da Câmara dos Deputados, durante a realização de comissão geral, a propo..."

domingo, 13 de fevereiro de 2011

 Blog da Ana Júlia: Isa Cunha e os 31 anos do PT

 Blog da Ana Júlia: Isa Cunha e os 31 anos do PT: "Ao todo, 39 militantes receberam a comenda 'Isa Cunha', na sessão especial da Câmara de Vereadores de Belém que comemorou os 31 anos do PT, ..."

 Blog da Ana Júlia: A confiança do PT

 Blog da Ana Júlia: A confiança do PT: "Agradeço e publico artigo do deputado e companheiro Bordalo, em seu blog, sob o título O PT confiou, confia e continuará confiando na govern..."

BLOG DO VICENTE CIDADE: Moção de solidariedade às lideranças petistas

BLOG DO VICENTE CIDADE: Moção de solidariedade às lideranças petistas: "Partido dos Trabalhadores Diretório Estadual do Pará Moção de solidariedade às lideranças petistas, aprovada no Encontro do Diretório Esta..."

BLOG DO VICENTE CIDADE: RESOLUÇÃO DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRA...

BLOG DO VICENTE CIDADE: RESOLUÇÃO DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRA...: "RESOLUÇÃO DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES Aprovada em 12/fev/2012 1. O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores..."

BLOG DO VICENTE CIDADE: Diário do Pará é um panfleto para quem pagar mais ...

BLOG DO VICENTE CIDADE: Diário do Pará é um panfleto para quem pagar mais ...: "Quem ainda acredita no 'Diário da Maldade' ? O jornal Diário do Pará é na verdade um grande panfleto do PMDB e de seu proprietário. Atrvés..."

BLOG DO VICENTE CIDADE: PMDB "lança" o deputado Puty para prefeitura de Be...

BLOG DO VICENTE CIDADE: PMDB "lança" o deputado Puty para prefeitura de Be...: "Embora o PT ainda não tenha definido o seu candidato para disputar a prefeitura de Belém, o que obviamente só ocorrerá em momento oportuno, ..."

Cláudio Puty: Contas públicas do Pará

Cláudio Puty: Contas públicas do Pará: "Na página 5 do caderno Poder de ' O Liberal ' de hoje, artigo meu sobre a controvérsia acerca das contas públicas do Pará. .... Há uma polêm..."

VITÓRIA DO POVO NO EGITO

Hosni Mubarak renuncia no Egito depois de quase 30 anos de governo
A notícia da renúncia, exigida pelos manifestantes, foi imediatamente celebrada com festa nas ruas do Cairo

O presidente do Egito, Hosni Mubarak, de 82 anos, renunciou ao cargo nesta sexta-feira (11), após um governo de quase 30 anos e que era contestado desde 25 de janeiro por grandes manifestações populares.

O anúncio da renúncia foi feito pelo recém-nomeado vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, em um curto pronunciamento na TV estatal. Mubarak entregou o
poder ao Exército, disse Suleiman.

Os crescentes protestos que derrubaram Mubarak deixaram mais de 300 mortos e 5.000 feridos.

Ainda não havia detalhes sobre como ocorrerá a transferência. O país tem eleições presidenciais marcadas para setembro.

A notícia da renúncia, exigida pelos manifestantes, foi imediatamente celebrada com festa nas ruas do Cairo e das outras grandes cidades do Egito.
Por volta das 18h locais (14h de Brasília), na lotada Praça Tahrir, que foi o centro nervoso dos protestos, manifestantes cantavam: 'o povo derrubou o governo'.

Algumas pessoas desmaiaram de emoção.

A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, disse que respeitava a decisão de Mubarak e pediu diálogo para a formação de um governo de "base ampla" no país.

Mubarak havia partido pouco antes para o balneário de Sharm el Sheij, no Mar Vermelho, a 400 km do Cairo, informou Mohammed Abdellah, porta-voz de seu partido, o Nacional Democrático.

Mubarak, que tem uma residência no balneário, deixou a capital em meio a mais um dia de grandes protestos de rua pedindo sua saída imediata do governo.
Na véspera, ele havia anunciado a transferência de seus poderes a Suleiman, mas reafirmou que ficaria no governo até as eleições marcadas para setembro. Isso não satisfez os oposicionistas.

Mais cedo nesta sexta-feira, o Exército havia soltado nota prometendo levantar o estado de emergência sob o qual o país vive desde 1981, "assim que as circunstâncias atuais terminarem", em uma aparente demonstração de apoio à transição proposta por Mubarak.

Em Al Arish, no Sinai, confronto entre manifestantes e a polícia deixou um morto e 20 feridos.

Discurso

Na véspera, Mubarak frustrou os manifestantes que esperavam sua renúncia imediata e confirmou, em discurso na TV, que pretende continuar no governo até setembro, à frente da transição de poder. Ele também disse que iria transferir poderes ao seu vice.

Sameh Shoukr, embaixador do Egito nos EUA, explicou que Mubarak transferiu todos os poderes da presidência para seu vice, mas permanece do chefe de Estado "de jure" (de direito).

O embaixador disse que esta versão lhe foi contada pelo próprio Suleiman.
A decisão de Mubarak de ficar durante a transição irritou ainda mais a população local. Milhares de pessoas passaram a noite na praça Tahrir.

Em um discurso de tom patriótico, Mubarak afirmou que a transição no Egito em crise vai ocorrer "dia após dia" até as eleições presidenciais marcadas para setembro. Ele prometeu proteger a Constituição durante todo o processo.
Mubarak disse que propôs emendas aos artigos 76, 77, 88, 93 e 189, e cancelou o 179, que dava poderes extras ao governo em caso de combate ao terrorismo.

O presidente afirmou que iria transferir poderes a Suleiman, segundo a Constituição, mas não esclareceu quando, até que ponto ou de que maneira isso ocorreria.

Em discurso posterior ao de Mubarak, Suleiman, -que já vinha liderando as negociações com a oposição- se comprometeu a tentar fazer "uma transição pacífica de poder" e pediu que os manifestantes acampados no Cairo voltem para casa.

'Saída honrosa'

O deputado trabalhista israelense Benjamin Ben Eliezer afirmou nesta sexta que
Mubarak comentou com ele, em uma conversa por telefone na noite de quinta-feira, pouco antes de seu discurso à nação, que estava buscando uma "saída honrosa".

"Ele sabe que acabou, que é o fim do caminho. Só me disse uma coisa pouco antes de seu discurso, que procurava uma saída", afirmou Ben Eliezer à rádio militar.

Ben Eliezer, que até recentemente foi ministro do Comércio e da Indústria, é considerado o dirigente israelense mais próximo de Mubarak, a quem visitou em várias ocasiões.