segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Perereca da Vizinha: Laços de família: Sérgio Duboc foi assessor de Már...

A Perereca da Vizinha: Laços de família: Sérgio Duboc foi assessor de Már...: "São consistentes e antigos os laços entre o senador tucano Mário Couto e o diretor do Detran, Sérgio Duboc Moreira, suspeito de envolvimen..."

Cláudio Puty: Reforma tributária

Cláudio Puty: Reforma tributária: "A carga tributária que pesa sobre o bolso da população mais pobre, no Brasil, é quase 50% maior do que para os mais ricos. Na opinião do d..."

BLOG DO VICENTE CIDADE: Inflação, juros, demanda internacional, etc. A Pol...

BLOG DO VICENTE CIDADE: Inflação, juros, demanda internacional, etc. A Pol...: "Destaco aqui três artigos do Portal Carta Maior abordando a grande discussão do momento no cenário econômico: A Política Monetária do gover..."

BLOG DO VICENTE CIDADE: Aproveitador: Jatene vai governar com o projeto do...

BLOG DO VICENTE CIDADE: Aproveitador: Jatene vai governar com o projeto do...: "O Blog do Bordalo trás hoje um post do deputado, mencionando o fato de que aos poucos e na surdina, o governador Jatene vai imprimindo um ..."

PREFEITO EVALDO APOIA FESTA INDIGENA

Aldeia Piá-Hú conta com o apoio do Instituto Popular Amazônico e do Prefeito Evaldo Cunha de Ipixuna do Pará no dia do Indio.







O município de Paragominas é rico em culturas tradicionais como ribeirinhos, quilombolas e indígenas. Devido a   estas riquezas não serem tratadas com um olhar respeitador por parte do poder público, o Instituto Popular Amazônico realizou na aldeia PIA-HÚ o Dia Nacional do Índio, com o objetivo de tornar tradição esta importante data, resgatar e preservar as culturas indígenas, e divulgar o valor das culturas tradicionais.
A atividade contou com a presença da presença das comunidades indígenas e não indígenas dos arredores da aldeia Pia-Hú. Nesta reserva se localizam (5)cinco diferentes etnias: KAAPOR, TIMBIRAS, TEMBÉ, GUAJAJARA e AMANAYÉ, distribuídas em 9 (nove) aldeias: Aldeia Sítio Novo, Aldeia Xiepy, Aldeia Barrarinha, Aldeia Araçatiwa, Aldeia Canindé, Aldeia Paracuí, Aldeia Cajueiro, Aldeia Pia-Hú e Aldeia Teko – Haw.
A dificuldade no município de Paragominas de parceiros dispostos a contribuírem com a festividade fez com que recorrecemos a outro município, Ipixuna do Pará, que nos apoiou e foi fundamental para que a atividade fosse concretizada. O prefeito de Ipixuna recebeu a comissão de organização do evento que apresentou o projeto e se comprometeu de contribuir e também participar das comemorações, e no domingo (17) esteve na aldeia, onde foi bem recebido e aplaudido por todos os presentes pelo compromis
so com as comunidades tradicionais. “Contribui com a atividade por que já foi do interior e sei quais as dificuldades das comunidades que residem na área rural”, disse Evaldo Cunha, prefeito de Ipixuna, onde colocou-se a disposição das comunidades.
Além de jogo de futebol entre os índios teve as seguintes atividades: Gincana com crianças indígenas, Apresentação da Cultura indígena (danças e cantos), sorteios de brindes doados por lojas do município de Paragominas, dentre outros.
As comemorações foram realizadas no fim de semana por conta da data do Dia Nacional do Índio coincidir em meio de semana, então os próprios índios preferiram antecipar as festividades para 16 e 17 de Abril.

sábado, 23 de abril de 2011

FUXICO DO GUIMARÃES: FELIZ PÁSCOA

FUXICO DO GUIMARÃES: FELIZ PÁSCOA: "PÁSCOA É TESSURREIÇÃO E VIDA ! lembremos que Jesus dedicou sua vida mobilizando e convertendo os outros, e nos ensina que o maior mandament..."

terça-feira, 19 de abril de 2011

100 dias com Jatene

Artigo do Profº Henrique Branco: Os cem primeiros dias do governo Jatene*




Prof. Henrique Branco

Nesta semana completou 100 dias que os tucanos retomaram o poder depois de quatro anos afastados do Palácio dos Despachos. O período de quarentena política dado aos governos recém-empossados vai chegando ao fim. Começará a partir de agora, as cobranças e uma forte oposição e fiscalização dos mais entendidos com relação à gestão de Simão Jatene.



O fácil discurso do desequilíbrio orçamentário (velho mantra tucano) parece não fazer o mesmo efeito de semanas atrás. Começa as cobranças por ações concretas e projetos que foram prometidos em época de campanha.



Nesta semana o governador Simão Jatene anuncia a sua agenda mínima (aliás, outro mantra do vocabulário dos tucanos), ou seja, ações de curto e médio prazo para 2011. Segundo um grande jornal de circulação na capital paraense, que mantém sua linha editorial atrelada aos interesses do governo, afirma que os setores empresariais e industriais do estado, estão em total apoio ao governo (setores historicamente apoiadores dos governos do PSDB no Pará). Por outro lado, o funcionalismo e movimentos sociais começam a articular ações de mobilização.



Os servidores estaduais articulam dentro de suas categorias movimentos de greve por não concordar com as posturas do Palácio dos Despachos em relação aos reajustes salariais. O MST (Movimento dos Sem Terras) mobiliza-se para diversas ocupações em fazendas que estão em situação jurídica irregular ou que são reconhecidas como improdutivas.



Nas três principais áreas escolhidas pelo governo Jatene (saúde, educação e segurança pública) muitas promessas é pouca ação. Saúde, por exemplo, demora nas indicações para as regionais, falta de estratégias de gestão, engessaram as primeiras semanas do governo na área. Ainda há notícias que na Santa Casa, a UTI pediátrica toda equipada, inaugurada na gestão passada, ainda não funciona. O governo prometeu mais dois hospitais regionais a serem entregues futuramente.



Na educação, não há novidades. O secretário estadual, Nilson Pinto, declara que não há orçamento para implementar ações na pasta. O PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) aprovado no governo de Ana Júlia Carepa, ainda não foi regulamentado. E não há nem planejamento de fazê-lo. Pelo andar da carruagem, uma grande greve deverá ser promovida pelo Sintepp nas próximas semanas.



O funcionalismo de uma forma geral está receoso com as posturas do novo governo. A relação entre servidores e governos tucanos nunca foi dos melhores. O DNA tucano não carrega consigo cuidados em relação à promoção de ações em prol dos servidores públicos nos seus governos. No Pará não é diferente.



Na segurança pública, há denúncias que os índices de violência que o governo diz que baixaram, na verdade estão maquiados por conta de uma manobra gerencial: a criação da central de flagrantes no bairro de São Brás. Dessa forma os fragrantes são centralizados em um só local, dificultando à ida das pessoas de bairros distantes até o local, gerando os chamados sub-registros, ou seja, fatos que acontecem, mas não entra nas estatísticas oficiais do governo, manobra clara de enganar a opinião pública. Outro ponto perceptível é a diminuição de viaturas e policiais militares nas ruas. Onde estão? Voltaram às funções de outros governos tucanos de segurança em órgãos e instituições, remanejados da rua, do policiamento ostensivo.



O governo Jatene tem sob seu controle (mantido com altos contratos de publicidades e outras benesses) os dois maiores veículos de comunicação do Estado: ORM (Organizações Romulo Maiorana) e RBA, da família Barbalho. Dessa forma mantém a politica de publicidade e comunicação de outros governos. Por isso as informações, os dados do novo governo são bem selecionados ou escamoteados conforme a conveniência.



Outra estratégia tucana é ter o maior controle possível sob o poder legislativo, tendo maioria folgada na Assembleia. O jogo de interesses, na composição de cargos tornou o mote para a migração de parlamentares que, antes, estavam no governo de Ana Júlia e agora mantem-se no Palácio dos Despachos, mas com posicionamento ideológico diferente.



Interessa discutir (e pelos 100 dias já podemos fazer um prognostico do novo governo) se as conquistas do governo passado serão mantidas? O Navegapará parece a cada dia pior; a relação republicana com as prefeituras será mantida? Os repasses fundo-a-fundo da saúde continuarão? A política de descentralização das políticas públicas será mantida? O Bolsa-Trabalho será preservado? A regularização fundiária será passado? Esperamos que não.



*Artigo do Blog do Professor Henrique Branco

Cláudio Puty: Puty critica gestão tucana no Pará

Cláudio Puty: Puty critica gestão tucana no Pará: "Em discurso proferido no plenário da Câmara, no final da tarde de ontem (14), o deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) teceu críticas ao go..."

Cláudio Puty: A Pobreza no Pará cresceu? A história que os tucan...

Cláudio Puty: A Pobreza no Pará cresceu? A história que os tucan...: "O blog Proposta Democrática revela: Técnicos do Idesp foram orientados a não revelar dados mais amplos sobre a pobreza que possibilitari..."

Cláudio Puty: Bresser-Pereira deixa o PSDB atirando

Cláudio Puty: Bresser-Pereira deixa o PSDB atirando: "' Nas últimas eleições, ele (O PSDB) foi o partido dos ricos. Isso, desde 2006. É a primeira vez na história do Brasil que nós temos el..."

Blog da Joelma Leite: PT larga em vantagem na reforma política

Blog da Joelma Leite: PT larga em vantagem na reforma política: "Raquel Ulhôa A comissão do Senado criada para elaborar proposta de reforma política entrega hoje ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB..."

segunda-feira, 18 de abril de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO CAMARADA EDSON MARTINS

FELIZ ANIVERSÁRIO MEU COMPANHEIRO EDSON MARTINS!
A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.
“Devemos promover a coragem onde há medo , promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero”. Nelson Mandela em seu aniversário de 89 anos

Encontro de blogueiros reúne referências da luta pela mídia livre - Portal Vermelho

Encontro de blogueiros reúne referências da luta pela mídia livre - Portal Vermelho

Brics alerta para inflação e defende reforma do sistema monetário - Portal Vermelho

Brics alerta para inflação e defende reforma do sistema monetário - Portal Vermelho

domingo, 17 de abril de 2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

domingo, 10 de abril de 2011

Dilma abre diálogo e diz que não fará demagogia com movimentos - Portal Vermelho

Dilma abre diálogo e diz que não fará demagogia com movimentos - Portal Vermelho

ABAIXO ASSINADO A FAVOR DO TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013: "FRATERNIDADE – POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS – LEMA: DIGNIDADE E RESPEITO AOS TRADICIONAIS" - Abaixo Assinado.Org

ABAIXO ASSINADO A FAVOR DO TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013: "FRATERNIDADE – POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS – LEMA: DIGNIDADE E RESPEITO AOS TRADICIONAIS" - Abaixo Assinado.Org

TEATRO DA PAZ


Em julho de 1869 começa a sua construção,
endo destacada a arquitetura Neoclássica.

Aconteceu em 1878 à inauguração
de um dos maiores símbolos do império da borracha na cidade de Belém

http://www.agencianortedenoticias.com.br/imagens_corpo/ponto.jpgInaugurado como Nossa Senhora da Paz, teve seu nome

reduzido para Teatro da Paz

dois dias depois da inauguração


O Theatro da Paz foi fundado em 15 de fevereiro de 1878, durante o

período áureo do Ciclo da Borracha, quando ocorreu um grande

crescimento econômico na região. Belém viveu um significativo processo

de transformação sócio-econômico nesse período, chegando a ser

chamada de “A Capital da Borracha”. Mas, apesar desse progresso a cidade

ainda não possuía um teatro de grande porte, capaz de receber

espetáculos do gênero lírico. Buscando satisfazer o anseio da sociedade da época,

o governo da província contrata o engenheiro militar José

Tiburcio de Magalhães que dá inicio ao projeto arquitetônico inspirado no

Teatro Scalla de Milão (Itália). Em julho de 1869 começa a sua

construção, sendo destacada a arquitetura Neoclássica. Inaugurado como Nossa

Senhora da Paz, alusão ao final da guerra do Paraguai

, teve seu nome reduzido para Teatro da Paz dois dias depois da inauguração.

Decorado de forma simples foi aos poucos sendo embelezado

com novos elementos de decoração e pintura destacando os italianos Domenico

D’Angelis e Capranezi. Em 1905 passa por uma significativa

reforma chegando a sua forma definitiva.

- HALL DE ENTRADA

O hall de entrada é composto por materiais decorativos importados da Europa: ferro
fundido inglês nos arcos das portas; escadaria em mármore
italiano; lustre francês; bustos em mármore de carrara dos escritores brasileiros José
e Alencar e Gonçalves Dias; estátuas em bronze francês;
piso com pedras portuguesas formando mosaico e coladas com o grude do Gurijuba
(peixe encontrado na região); paredes e teto pintados representando as artes gregas.

- CORREDOR DAS FRIZAS

Em 1905 é fechada a porta principal de acesso ao salão de Espetáculos, já que a
mesma prejudicava a acústica, em seu lugar é colocado um

espelho em cristal francês. Além do espelho foram acrescentadas estátuas em pedra

francesa e nas paredes foram fixadas placas em ferro

esmaltado contendo o regulamento da época informando que “é proibido fumar”.

O piso foi decorado em Parquê, utilizando as madeiras

regionais como acapú e pau amarelo.


- SALÃO DE ESPETÁCULOS

A Sala de Espetáculos que originalmente possuía 1100 lugares, hoje comporta 900.

As cadeiras conservam o estilo da época em madeira

epalhinha adequadas ao clima da região. A balaustrada é toda em ferro inglês

folheado a ouro. A pintura em afresco do teto central

apresentaelementos da mitologia greco-romana fazendo uma alusão ao Deus

Apolo conduzindo a Deusa Afrodite e as musas das artes à

Amazônia.Ncentro do teto foi adaptado o lustre em bronze americano que substituiu

um grande ventilador que ajudava amenizar o calor. Nas

paredes, com motivos florais, as pinturas imitam o papel de parede. O forro dos

camarotes foram pintados obedecendo à hierarquia social da

época; para a 1ª classe eram utilizadas as seguintes localidades: varanda, platéia,

frisas, camarotes e procênios de 1ª ordem; para a 2ª classe:

galerias, camarotes e procênios de 2ª ordem e para 3ª classe paraíso.

Os procênios eram reservados as autoridades como: Prefeito chefe de

polícia e diretores de escola. O Camarote Imperial, atualmente do Governador,

situado na 1ª ordem de camarotes é ornamentado com

mobília em madeira regional. O pano de boca pintado na França no ateliê

Carpezat intitulado “Alegoria à República“ foi inaugurado em

1890 em celebração a República Brasileira.


- SALÃO NOBRE

O Salão Nobre (Foyer), local onde a nobreza costumava se reunir, para bailes,

pequenos recitais e durantes os intervalos dos espetáculos, é

um espaço altamente decorado com espelhos e lustres em cristal francês e

bustos em mármore de carrara de dois grandes compositores da

época: Carlos Gomes e Henrique Gurjão. O mezanino do salão era o local

usado pelos músicos nos eventos sociais e freqüentado pelas

pessoas do paraíso em noite de espetáculos. Quanto à pintura do teto feita em

1960 é do Pernambuco Armando Baloni, que se inspira nas

musas da música ladeadas pela fauna e flora amazônica. As paredes, pintadas

pelos italianos, retratam motivos neoclássicos com buquês de

flores.

- FRONTARIA

No inicio do século XX a frontaria foi o ponto mais significativo da reforma.

Devido haver polêmico na norma do neoclássico italiano: na regra

colunas pares e entradas impares, mas inaugurou ao contrário, com sete colunas

e 6 entradas. Na reforma de 1905 foi recuado o frontão,

retirando uma coluna e uma entrada, para decorar colocaram medalhões de musas,

que representam as artes cênicas: comédia, poesia, música

e tragédia; as laterais a dança. No centro o Brasão do Estado do Pará. As

luminárias da balaustrada uma representam o dia e a outra à noite. te.

Por theatrodapaz.com em 10/04/2011

quinta-feira, 7 de abril de 2011

TUCANOS, DENGUE E A FALTA DE SAÚDE

Confirmados quase quatro mil casos de dengue durante o governo de Simão Jatene
Balanço registrou uma média de 40 casos por dia, entre 1º de janeiro e 6 de abril de 2010


No Pará foram confirmados também 14 casos de dengue tipo 4 (DENV4)O último balanço da dengue confirmou que o Pará tem notificados 11.709 casos de dengue, dos quais 3.827 já confirmados, o que corresponde a uma média de 40 casos por dia, no período de 1º de janeiro a 6 de abril deste ano.

O número de casos confirmados também está quatro vezes maior em relação ao início de março deste ano, já no governo de Simão Jatene, quando foram notificados 6.862 suspeitas de ocorrência da doença, sendo 932 considerados positivos. Os dados constam no Informe Epidemiológico da Dengue no Pará, que a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou na tarde de ontem (6).

No comparativo com o mês anterior, é possível notar a evolução da doença em alguns municípios, já que na primeira semana de março, a capital paraense contava com 810 casos notificados da doença, que saltaram para 1.208 no último balanço. O mesmo ocorre com os municípios de Santarém (que passou de 482 para 1.015); Altamira (de 227 para 760); Parauapebas (de 356 para 743); Marabá (de 248 para 666); Marituba (de 253 para 420); Tucuruí (de 263 para 414), São Félix do Xingu (de 240 para 343) e Castanhal (de 221 para 314). Constam na lista, ainda, os municípios de Novo Progresso (de 309 para 402); Paragominas (de 227 para 344) e Itaituba (de 201 para 328).

Em relação aos casos confirmados, os municípios com maior registro são Altamira (540), Santarém (421), Tucuruí (367), Novo Progresso (354) e Paragominas (267). Até o momento houve seis óbitos por dengue no Estado, sendo metade delas (3) em Belém, e as outras em Santarém, Soure e Tucuruí (uma em cada cidade).

A coordenadora de Controle da Dengue, Carla Garcia, ressalta que o monitoramento precisa ser intensificado em todos os municípios nas próximas quatro semanas, em especial nos 77 prioritários, que receberam visita de técnicos da área de Vigilância à Saúde da Sespa e do Grupo de Mobilização Social, para envolver gestores, trabalhadores, organizações não governamentais e demais segmentos no combate à dengue.

As principais ações são a notificação imediata de todos os casos suspeitos de dengue e o combate aos focos de mosquito AedesAaegypti nos locais das notificações, evitando o surgimento de novos casos. “É importante que a população continue vigilante, assim como os profissionais nas unidades de saúde, pois ainda não acabou o período de sazonalidade da dengue, quando aumenta o risco de contrair a doença”, lembra.

DENGUE TIPO 4

No Pará foram confirmados também 14 casos de dengue tipo 4 (DENV4). Deles, 13 ocorreram em Belém e um em Ananindeua. “Isso requer vigilância dobrada em função do risco de epidemia, já que a maioria das pessoas ainda não entrou em contato com esse sorotipo da doença” disse Carla Garcia. Os 13 casos de dengue tipo 4 em Belém ocorreram em Maracacuera e Águas Negras (Icoaraci), além do Tenoné, Pratinha, Cabanagem, Marambaia, Marco, Canudos e Condor. Em Ananindeua, o caso foi registrado no Coqueiro. “Todos os casos foram tratados a tempo e não apresentaram manifestações hemorrágicas”.

Até ontem, foram internados 349 pacientes suspeitos de dengue com complicação, dos quais oito continuam sob avaliação médica e os demais tiveram alta por cura. A Unidade Sentinela, que funciona no Hospital Abelardo Santos, encaminhou, até ontem, 260 amostras para análise ao Laboratório Central do Estado (Lacen), das quais 19% tiveram resultado positivo para dengue e foram encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC) para identificação do vírus circulante. Carla afirma que a finalidade é identificar os sorotipos existentes na cidade.


Por O Liberal e Redaçao ANN em 07/04/2011

filhos são do mundo


Filhos são do mundo (José Saramago)





Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos. Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.

Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.

E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!

Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os filhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles.

É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!!

"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver ".