sábado, 7 de maio de 2011

ANIVERSÁRIO DE MÃE DO RIO


 Parabéns Mãe do Rio
11/05/11 – 23 anos de Emancipação

Mãe do Rio completa 23 anos de Emancipação, dia 11 de maio, dia de festa, de comemoração, de alegria, mas também de reflexão. Ora, nosso município que foi desmembrado do município de Irituia através da organização, como fala no próprio Hino “Em prol do alvo uniu-se o povo em corrente feroz”, recordo-me da greve onde fecharam a Belém-Brasília pautada como principal reivindicação a criação do município. Lembro também que em 1990 os movimentos sociais assessorado pelo MEB – Movimento de Educação de Base entregaram ao saudoso prefeito Silas Freitas o documento titulado “Plano de Desenvolvimento de Mãe do Rio”, foi desta luta que foi construído o Galpão do agricultor, recuperação de toda a malha viária, dentre outras importantes ações. Lembro da luta pela Reforma Agrária que muitos criticavam por não compreender a importância da democratização da terra, e hoje, graças aquelas lutas que foi possível criarem-se Projetos como Itabocal e Vale do Bacaba, que ajudam Mãe do Rio a se fortalecer e crescer. Lembro das lutas das mulheres encabeçada pela mártire Rejane Guimarães, muitas conquistas na área da saúde, organização das mulheres (MMNEPA), projetos de fortalecimento econômico. Lembro da Juventude se organizando (AJUNPA), trabalho de recuperação do Rio Mãe do Rio, I Festival da Juventude de Mãe do Rio, onde conseguimos reunir jovens católicos e evangélicos, que através da música, dança e poesia, retrataram a realidade da nossa juventude. Lembro das lutas dos professores, reivindicando melhores salários, condições de trabalhos e a confecção de um projeto pedagógico que realmente qualificasse nossa educação.
Hoje estamos na sexta administração, e parece que os exemplos de organização e luta citados acima, foram há muito tempo esquecidos. Mãeriense que sou não posso me omitir de fazer esta reflexão, pois a atual administração em dois anos e quatro meses é um desastre de incompetência e irresponsabilidade no trato com os recursos públicos. A atual prefeitura já recebeu mais de R$ 70.000.000,00 (setenta milhões de reais), sendo que só neste inicio de ano mais de R$ 13.000.000,00 (treze milhões de reais), e a pergunta que não quer calar, O que foi feito pela atual administração em nosso município?
Minha gente o pior é que o Sr. Prefeito aonde vai, fala que o município esta inadimplente e devendo contas dos prefeitos anteriores, esquece que ele é o Gestor, e que cabe a ele ordenar as contas da Administração. Porque o Sr. Prefeito não tira o município da situação de inadimplência? É hora de acordar e fazer desta importante data, momento de festa, alegria, comemoração, mas, sobretudo momento de REFLEXÃO, sobre nosso presente e futuro. Nasci aqui, cresci aqui, moro aqui, Mãe do Rio é meu lugar e pretendo criar nesta terra meus filhos e netos.
Imagino nosso município como um lugar onde a Educação seja de qualidade e para todos. São inegáveis os avanços por parte do Governo Federal, primeiro com criação do FUNDEF e agora com FUNDEB, agora por último a inclusão das creches, que era de responsabilidade dos municípios, os recursos serão inclusos no FUNDEB. Oportunizou dos municípios poderem gerenciar os recursos. Na realidade o que falta é foco, é um planejamento que leve em consideração fatores como: Valorização do profissional em educação, Recuperação dos espaços físicos, um bom material didático, efetive o funcionamento dos laboratórios de informáticas, Planejamento Pedagógico e boas parcerias com as redes particulares de ensino.
Em relação à Saúde, que possa concluir o Hospital Municipal, e que o mesmo funcione com bons profissionais em diversas especialidades, em virtude de recentemente nosso município ter aderido a Saúde Plena. Onde a atenção básica seja prioridade na prevenção e na saúde curativa. Onde o programa Saúde na família de fato funcione como se deve, com médico, enfermeiro e dentista, sintonizado com os agentes de saúde para que além dos atendimentos nos postos de saúde sejam realizadas as visitas periódicas dos profissionais nas residências dos pacientes como bem como cobra o programa.
Na Agricultura, lembro que em meados da década de 90 tínhamos uma feira que comercializava em torno de 4.000 (quatro mil) sacas de farinha, além dos demais produtos oriundos da agricultura familiar. Com o passar dos tempos o apoio e investimentos nesta área foram ficando escassos. Temos que fazer estradas vicinais de qualidade, um planejamento das ações visando qualificar e aumentar a produção de farinha, feijão, hortaliça e frutas, qualificar a criação, abate e comercialização de peixes. Enfim, reativar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e buscar parcerias com o INCRA, EMATER, SAGRI, CONAB, BANCOS dentre outros entes da federação, buscando investimentos para nosso município.
Temos um município onde grande parte da população esta concentrada na zona urbana, em torno de 70% segundo o Censo 2010. É preciso com urgência ordenar este espaço para que as famílias possam viver melhor, com lazer, segurança e ambientalmente correto. O poder executivo tem que sancionar a Lei que municipaliza o trânsito. A limpeza pública tem que ser reorganizada iniciando por fazer um calendário tornando periódica a coleta de lixo, organizando as famílias que trabalham no lixão e fazendo junto com o comercio local uma campanha para tornar seletiva a coleta de lixo, com isso contribuindo com o meio ambiente e gerando emprego e renda para dezenas de famílias. Reforçar a Vigilância Municipal e criar a Guarda Municipal para e junto com as polícias civil e militar fazer uma segurança mais presente (preventiva e curativa). Reformar as Praças Públicas e construir novas, bem como pavimentar as vias urbanas tornando a cidade mais bonita e segura.
Recuperar o Rio Mãe do Rio é um grande desafio, das nascentes até a comunidade da Brasileira, pois nosso Rio é o principal afluente que forma o Rio Irituia. É preciso revitalizar suas margens, com construção de avenidas, pontes de concretos e espaços de lazer. Trabalho igual tem que ser feito em todas as bacias que formam o município de Mãe do Rio. Igualmente deve-se dar um pouco de atenção ao reordenamento urbano que dentre outras ações, realize pavimentação, plantio de árvores nas vias públicas e quintais na cidade.
Nossa localização é privilegiada, a 180 km da capital, cortado por duas importantes rodovias a BR-010 e pela PA 252, falta vontade política para atrair empresas que possam se instalar em nosso território, gerando emprego e renda a nossa população.
Nasci aqui, cresci aqui, moro aqui, Mãe do Rio é meu lugar e sou igual a milhares de mãerienses que ainda acreditam na possibilidade de construir um município mais justo e fraterno, CHEIO DE ESPERANÇAS, acredito que é possível construir uma Mãe do Rio mais bonita, com mais segurança, e realmente onde as pessoas possam viver melhor. Creio em um planejamento nas ações de governo, que podemos fazer de fato uma inversão de prioridade, sanar as contas do município colocando-o na situação de adimplência e elaborar bons e viáveis projetos para alocar recursos juntos ao Governo do Estado e Federal. Enfim fazer uma administração republicana e que realmente ame e respeite nossa população. PARABÉNS MÃE DO RIO! MUITAS FELICIDADES E CONQUISTAS! FELIZ DIAS DAS MÃES! Um abração com fé na vida!
Mãe do Rio, 07 de maio de 2011.
José Ivaldo Martins GuimarãesBadel - Presidente Municipal do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário