domingo, 5 de dezembro de 2010

tratamentos com ervas para diabéticos

Diabetes mellitus: Dieta de Ervas que Ajudam no Tratamento

O Diabetes (Diabetes mellitus) é uma doença metabólica crônica que segundo a OMS atinge cerca de 6% da população mundial. É caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar do sangue. Em casos de falta ou tratamento inadequado pode causar vários outras complicações, como insuficiência renal, infartos, derrame cerebral, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização.

Tanto o diabetes tipo 1, quanto o diabetes tipo 2, podem ser herdáveis, no entanto, o diabetes tipo 1 é mais comum no quesito herança genética, atingindo cerca de 10% de todos os casos.

O diabetes tipo 2 é geralmente contraído por excesso de hábitos não saudáveis, sendo comum com o avanço de idade, tendo como causa principal a auto-imunidade das células à insulina, tornando o tratamento mais complicado do que a diabetes tipo 1. Atinge principalmente obesos, hipertensos e compreende cerca de 90% de todos os casos de Diabetes mellitus.

O termo diabetes (ou diabete), geralmente se refere à Diabetes mellitus, mas existem muitas outras condições da doença, mais raras, também denominadas como “diabetes”. A mais comum delas é a diabetes insípida (diabetes insipidus). Esta diabetes pode ser causada por danos aos rins ou à glândula pituitária.

A Diabetes gestacional também envolve uma combinação de secreção e responsividade de insulina inadequados, assemelhando-se à diabetes tipo 2 em diversos aspectos. Ela se desenvolve durante a gravidez e pode melhorar ou desaparecer após o nascimento do bebê. Requer supervisão médica cuidadosa durante a gravidez.

Como viver bem com o Diabetes mellitus?

É extremamente importante a educação, o acompanhamento de sua dieta, exercícios físicos, monitoração própria dos níveis de glicose, com o objetivo de manter os níveis de glicose a longo e curto prazo adequados. Um controle cuidadoso é necessário para reduzir os riscos das complicações a longo prazo.

Isso pode ser alcançado com uma combinação de dietas, exercícios e perda de peso (diabetes tipo 2), várias drogas diabéticas orais (diabetes tipo 2 somente) e o uso de insulina (diabetes tipo 1, e diabetes tipo 2 que não esteja respondendo à medicação oral). Além disso, devido devem ser feitas modificações no estilo de vida de modo a controlar a pressão arterial e o colesterol, se exercitando mais, fumando menos e consumindo alimentos apropriados para diabéticos, e se necessário, tomando medicamentos para reduzir a pressão.

Com relação a alimentação, existem algumas ervas medicinais que são benéficas para diabéticos, vez que regulam a taxa de açúcar no sangue e podem substituir o açúcar e outros adoçantes. Abaixo, estão listadas algumas delas para consulta com fins educativos, de pesquisa e informação, reiterando que as informações abaixo não substituem diagnóstico ou tratamento médicos e jamais devem ser utilizadas sem indicação e supervisão médica profissional.

Ervas podem trazer benefícios para o tratamento do Diabetes mellitus.

◦Astrágalo – Ajuda a abaixar o nível de açúcar no sangue em diabéticos.
◦Azeitona ou Oliva – A Oliva é muito conhecida por sua habilidade em abaixar níveis de açúcar do sangue, ajudando bastante no tratamento do diabetes.
◦Chicória – É uma erva útil para diabéticos, vez que contém inulina, uma substância natural que possui propriedades similares às do açúcar e de xaropes de glicose, apresentando 30 a 50% do poder adoçante. Por isso é freqüentemente utilizada em conjunto para substituir o açúcar.
◦Cogumelo-Reishi (Ganoderma lucidum) – Ajuda a normalizar a pressão sanguínea e os níveis de açúcar do sangue, reduzindo os níveis de colesterol e inibindo a liberação de histamina e a agregação de plaqueta sanguínea no corpo.
◦Dente-de-Leão – A raiz é usada para o tratamento do diabetes.
◦Funcho – Possui um sabor naturalmente doce, que estabiliza os níveis de açúcar no sangue. As folhas são cozidas como um legume, acrescentadas a sopas ou comidas cruas em saladas. As sementes costumam ser colocadas em preparos de peixes, massas, conservas e molhos.
◦Ginseng (Panax ginseng) – O Ginseng ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. As raízes são cozidas em sopas e misturados a outros grãos. Também pode ser acrescentado a vitaminas.
◦Ginkgo biloba – As nozes são usadas para diabetes.
◦Goma-Guar – As sementes e vagens de Goma-Guar ajudam a abaixar níveis de colesterol, especialmente lipoproteínas de baixa densidade e níveis de glicose do sangue. Também reduz a velocidade da absorção de carboidrato. Tende a inchar na área tônica digestivo, causando uma sensação de saciedade e abundância, reduzindo o apetite. Estudos comprovaram que a Goma-Guar pode diminuir a necessidade de um diabético por insulina.
◦Guggul – Ajuda a reduzir o colesterol alto, vez que abaixa os níveis de lipoproteínas de baixa densidade (que são prejudiciais), enquanto aumenta os níveis de lipoproteínas de alta densidade (que são benéficas). Ajuda a prevenir a agregação de plaqueta sanguínea. Vez que o Guggul ajuda a ativar o funcionamento da tiróide, melhora a assimilação de iodo pelo corpo e pode estimular a perda de peso.
◦Gymnema sylvestre – Quando a Gymnema é usada antes das refeições, deixa os blocos de açúcar com gosto mais acido, reduzindo assim, o desejo de consumir açúcar. As moléculas do príncipio ativo da Gymnema sylvestre bloqueiam os receptores de gosto açucarado nas papilas gustativas por algumas horas. Também ajuda estabilizar níveis de açúcar no sangue e aumenta a produção de insulina.
◦Tangerina – A riqueza de fibras da tangerina protege de doenças como o diabetes.
◦Thuja – As bagas são usadas para tratar diabetes.
◦Tribulus terrestris – É útil em níveis de gordura ameaçadores no sangue e elimina o excesso de ácido úrico do corpo.
◦Mirtilo – As folhas são usadas para tratamento de diabetes.
◦Vinca minor – Na África, a erva é usada para tratar diabetes.

Gymnema sylvestre – Ervas Medicinais Contra o Diabetes Gymnema sylvestre Chá Verde: Benefícios Oliva ou Azeitona – Syzygium cumini Halitose: Tratamento do Mau Hálito Com Ervas

Nenhum comentário:

Postar um comentário